Instituto de Economia e Relações Internacionais
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 10/04/2024 - 16:21
Apresentação:
O Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI) é uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, composto por dois cursos de graduação, dois programas de pós-graduação, oito núcleos e um órgão dedicado à pesquisa, o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais.
O atual IERI tem origem na antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia, fundada em 5 de dezembro de 1962 (Decreto-Lei nº 1.842) e no Curso de Graduação em Ciências Econômicas, cujas atividades tiveram início logo no ano seguinte. Junto com outras cinco instituições de ensino superior na cidade, em 1969 a faculdade foi integrada à Universidade de Uberlândia. Em 1977, surgiu o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais, com um quadro de economistas e pesquisadores qualificados para a realização de atividades diversas, entre as quais o Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia - IPC/CEPES e o Painel de Informações Municipais.
Com a federalização e o surgimento da Universidade Federal de Uberlândia, em 1978, a Faculdade de Ciências Econômicas foi integrada ao Centro de Ciências Humanas e Artes como Departamento de Economia. Os primeiros anos da década de 1980 marcaram uma importante renovação no Departamento e no Curso de Graduação. Com a contratação, via concurso público, de professores qualificados e com a reestruturação curricular - já inscrita no espírito da Resolução CFE 11/84, estabeleceram-se as condições para o avanço na produção intelectual dos corpos docente e discente, como assinalaram as pesquisas, monografias e trabalhos publicados. Assim, o Curso de Graduação em Ciências Econômicas alcançou reconhecimento nacional, estando entre os dez melhores do país, tendo alcançado o sexto lugar dentre os Cursos de Economia do país, em 1998. Em 2000, com a reforma estatutária da UFU, o departamento transformou-se em unidade acadêmica, o Instituto de Economia (IE).
Em 1996, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), atualmente com cursos de Mestrado e Doutorado aprovados e classificados pela Coordenação de Acompanhamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em suas últimas avaliações, o programa obeteve nota 4, equivalente a um conceito BOM, conforme indicado nos textos de referência do processo de avaliação daquela instituição.
A área de Relações Internacionais passou a compor o quadro do Instituto a partir de agosto de 2008, com a aprovação do Curso de Graduação em Relações Internacionais pelo Conselho Universitário da UFU, mediante Resolução nº 24/2008. As atividades do curso começaram em março de 2009, com o ingresso da primeira turma. Em 2014, surgiu o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, com a aprovação pela CAPES no mês de dezembro.
Competências:
I - planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Economia e Relações Internacionais;
II - planejar a aplicação dos recursos orçamentários e extra-orçamentários que lhe forem alocados e administrar os bens patrimoniais sob sua responsabilidade;
III - coordenar e implementar a política de recursos humanos no âmbito de sua competência; e
IV - elaborar, aprovar e modificar, através de seu Conselho, seu Regimento Interno, em consonância com o Estatuto e o Regimento Geral da UFU.
Ocupantes e Cargos:
Vide Equipe, neste website.
Legislações:
Vide Legislação, neste website.
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902