Acontece

Moção de solidáriedade ao povo palestino

Conselho do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia
por Sirlene
Publicado: 30/06/2025 - 13:58
Última modificação: 30/06/2025 - 14:02

Moção de solidariedade ao povo palestino do Conselho do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia

 

O Conselho do IERI repudia os atos de violência contra as populações civis no Oriente Médio e, em particular, condena o genocídio levado a cabo pelo Estado de Israel contra o povo palestino, de acordo com a Relatora para os Territórios Palestinos Ocupados do Conselho de Direitos Humanos da ONU e de entendimento preliminar da Corte Internacional de Justiça. É urgente um cessar-fogo que ponha fim ao massacre que já ceifou a vida de dezenas de milhares de palestinos. A história mostra que os regimes de apartheid só são derrotados por meio de boicote, desinvestimento e sanções por parte da comunidade internacional. Nesse sentido, é necessário que o Estado brasileiro rompa relações econômicas, diplomáticas, militares e científicas com o Estado sionista de Israel.

 

Entendemos que as instituições não devem se omitir nem se calar diante do agravamento da tragédia humanitária na região. Por meio deste posicionamento público, o Conselho do IERI expressa o compromisso da comunidade acadêmica da UFU pelo fim da ocupação dos territórios dos palestinos, contra o odioso regime de apartheid e a expectativa de um futuro democrático, laico e de paz para árabes e judeus na região.

 

 

Uberlândia, 25 de junho de 2025.