Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas – dezembro de 2022
Publicado: 29/03/2023 - 11:11
Última modificação: 02/05/2023 - 11:51
No Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas (RGInt), de dezembro de 2022, é visto que as exportações da Região, no ano, foram de US$ 2,02 bilhões, sendo 8,27% maior do que em 2021 – principalmente pelo resultado do segundo semestre –, e, também, superiores a todos os anos da série (desde 1997). Todavia, em quantidade, as vendas externas caíram 35,43%.
Gráfico – Exportações da Região Intermediária de Patos de Minas – em valor corrente (US$ milhões) e quantidade (mil toneladas), por semestre e ano de 2020 a 2022
Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.
Pelos índices (preço, quantidade e valor) anuais calculados para a RGInt – que são ponderados pela participação de cada produto exportado –, nota-se que as exportações foram favorecidas pela elevação dos preços, que foi de 5,34%.
Por município, Paracatu, Patrocínio e Unaí, nessa ordem, foram os maiores exportadores, concentrando 83,58% do valor total no período. Para as exportações em relação ao PIB, Paracatu exibiu o maior indicador (104,46%). Quanto à elevação do valor exportado, destacam-se os municípios de Patrocínio (impacto de 6,46 p.p.), Paracatu (impacto de 6,46 p.p.) e Carmo do Paranaíba (impacto de 2,62 p.p.).
Tabela – Valor (US$ mil) exportado pelos municípios da Região Intermediária de Patos de Minas nos doze meses de 2021 e 2022
Município |
Valor 2022 |
% 2022 |
Valor 2021 |
% 2021 |
Tx. Var. % |
Impacto (p.p.) |
Paracatu |
998.277,86 |
49,45 |
946.364,89 |
50,75 |
5,49 |
2,78 |
Patrocínio |
435.695,07 |
21,58 |
315.136,83 |
16,90 |
38,26 |
6,46 |
Unaí |
253.343,77 |
12,55 |
324.609,27 |
17,41 |
-21,95 |
-3,82 |
Carmo do Paranaíba |
126.816,00 |
6,28 |
78.042,57 |
4,18 |
62,50 |
2,62 |
João Pinheiro |
85.303,27 |
4,23 |
103.797,59 |
5,57 |
-17,82 |
-0,99 |
Coromandel |
79.525,16 |
3,94 |
50.924,37 |
2,73 |
56,16 |
1,53 |
Patos de Minas |
20.088,62 |
0,99 |
20.840,25 |
1,12 |
-3,61 |
-0,04 |
Vazante |
8.289,41 |
0,41 |
11.586,39 |
0,62 |
-28,46 |
-0,18 |
Brasilândia de Minas |
3.577,54 |
0,18 |
3.521,57 |
0,19 |
1,59 |
0,00 |
Tiros |
3.414,78 |
0,17 |
5.267,40 |
0,28 |
-35,17 |
-0,10 |
Arapuá |
2.086,12 |
0,10 |
1.196,36 |
0,06 |
74,37 |
0,05 |
São Gonçalo do Abaeté |
972,95 |
0,05 |
1.538,23 |
0,08 |
-36,75 |
-0,03 |
São Gotardo |
1.014,36 |
0,05 |
477,87 |
0,03 |
112,27 |
0,03 |
Presidente Olegário |
168,90 |
0,01 |
2,48 |
0,00 |
6.721,28 |
0,01 |
Bonfinópolis de Minas |
178,44 |
0,01 |
104,12 |
0,01 |
71,37 |
0,00 |
Guarda-Mor |
|
|
224,94 |
0,01 |
|
-0,01 |
Rio Paranaíba |
213,12 |
0,01 |
1.184,10 |
0,06 |
-82,00 |
-0,05 |
Serra do Salitre |
0,00 |
0,00 |
0,04 |
0,00 |
-97,14 |
-0,00 |
Total |
2.018.965,38 |
100 |
1.864.819,26 |
100 |
8,27 |
8,27 |
Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.
Dos 59 produtos exportados pela RGInt em 2022, Ouro, Café e Soja foram os principais produtos vendidos, e juntos agruparam 92,03% do valor exportado. Dentre os produtos que puxaram a elevação do valor exportado, destacam-se, primeiramente, o Café (impacto de 11,98 p.p.) e, em segundo, o Ouro (impacto de 2,21 p.p.). Quanto às reduções, foi significativa a queda das receitas de Soja (impacto de -4,26 p.p. em valor e redução de 42,15% em quantidade).
Tabela – Valores (US$ milhões) dos principais produtos exportados pela Região Intermediária de Patos de Minas nos meses de 2021 e 2022
Produto |
Valor 2022 |
% 2022 |
Valor 2021 |
% 2021 |
Tx. Var. % |
Impacto (p.p.) |
Ouro |
975,55 |
48,32 |
934,39 |
50,11 |
4,41 |
2,21 |
Café |
554,44 |
27,46 |
331,06 |
17,75 |
67,47 |
11,98 |
Soja |
328,10 |
16,25 |
407,47 |
21,85 |
-19,48 |
-4,26 |
Açúcar |
85,30 |
4,23 |
101,65 |
5,45 |
-16,08 |
-0,88 |
Minérios de Chumbo e seus Concentrados |
21,53 |
1,07 |
20,46 |
1,10 |
5,25 |
0,06 |
Milho |
13,49 |
0,67 |
18,55 |
0,99 |
-27,27 |
-0,27 |
Carnes da Espécie Suína |
12,36 |
0,61 |
17,26 |
0,93 |
-28,40 |
-0,26 |
Farinhas, de Carnes, Miudezas etc., Impróprias para a Alimentação Humana |
5,25 |
0,26 |
1,93 |
0,10 |
172,57 |
0,18 |
Queijos e Requeijão |
5,42 |
0,27 |
6,44 |
0,35 |
-15,82 |
-0,05 |
Pimenta |
3,58 |
0,18 |
3,52 |
0,19 |
1,59 |
0,00 |
Farelo de Soja |
1,45 |
0,07 |
2,15 |
0,12 |
-32,79 |
-0,04 |
Diamantes, mesmo Trabalhados, mas não Montados |
1,08 |
0,05 |
1,55 |
0,08 |
-30,56 |
-0,03 |
Inseticidas, Fungicidas, Herbicidas etc. |
0,31 |
0,02 |
0,13 |
0,01 |
132,10 |
0,01 |
Miudezas Comestíveis |
0,49 |
0,02 |
1,78 |
0,10 |
-72,43 |
-0,07 |
Sangue Humano; Sangue Animal Preparado para Usos Terapêuticos etc. |
0,29 |
0,01 |
0,21 |
0,01 |
35,72 |
0,00 |
Leite e Nata, Concentrados ou Adicionados de Açúcar etc. |
0,30 |
0,01 |
0,21 |
0,01 |
43,54 |
0,00 |
Total Grupo |
2.008,94 |
99,50 |
1.848,75 |
99,14 |
8,66 |
8,59 |
Total Geral |
2.018,97 |
100 |
1.864,82 |
100 |
8,27 |
8,27 |
Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.
O aumento das vendas de Café foi efetivado, principalmente, por Patrocínio e Carmo do Paranaíba (impactos de 8,14 p.p. e 2,62 p.p., respectivamente), enquanto o Ouro foi por Paracatu (impacto de 2,21 p.p.), e a queda das vendas de Soja (impacto de - 3,16 p.p.), principalmente, por Unaí.
As exportações do Brasil, dos mesmos 16 principais produtos vendidos ao exterior pela Região, no ano de 2022, tiveram variação positiva do valor (31,36%) e da quantidade exportada (12,19%), em relação a 2021, sendo esses números melhores do que o da RGInt (8,66% para o valor e -35,12% para a quantidade). Essa diferença se deu (em relação ao valor), principalmente, pelo aumento das receitas com Soja e Açúcar pelo Brasil, enquanto a RGInt apresentou redução. Por outro lado, enquanto a Região exibiu expansão das vendas de Ouro, o Brasil demonstrou queda.
Dentre os países de destino das exportações da RGInt no ano de 2022, Canadá foi o maior comprador da Região, adquirindo produtos no valor total de US$ 601,34 milhões (29,78% das exportações totais), e, também, foi o principal vetor de expansão do valor exportado da RGInt nesse período (impacto de 2,78 p.p.), seguido do aumento das vendas para a Bélgica (impacto de 2,66 p.p.).
Ao observar a relação entre produto e destino/país, para os produtos que mais impactaram as exportações da RGInt, vê-se que os aumentos das vendas de Café ocorreram para vários países, com destaque para Bélgica (impacto de 2,31 p.p.), Alemanha (impacto de 1,80 p.p.), EUA (impacto de 1,59 p.p.) e Itália (impacto de 1,53 p.p.). Já o aumento das vendas de Ouro foi realizado para o Canadá (impacto de 2,76 p.p.) – um dos dois destinos das vendas desse produto. A redução das vendas de Soja foi, principalmente, em relação a China (impacto de -3,28 p.p.).
Para o estudo por Fator Agregado, verifica-se que os produtos classificados como Semimanufaturados foram os principais exportados pela Intermediária de Patos de Minas (48,32% do valor em 2022), sendo esse valor muito próximo à participação da classificação Produtos Básicos (46,59%). Pela Classificação Internacional Padrão por Atividade Econômica (SIIT), vê-se que 48,32% dos produtos exportados são da Indústria de Transformação de Média-Baixa Tecnologia.
Boletim completo (também com dados das importações) disponível aqui!
Doutor em Economia e Economista/Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (CEPES)
Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)