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Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas – dezembro de 2022

por Henrique
Publicado: 29/03/2023 - 11:11
Última modificação: 02/05/2023 - 11:51

No Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas (RGInt), de dezembro de 2022, é visto que as exportações da Região, no ano, foram de US$ 2,02 bilhões, sendo 8,27% maior do que em 2021 – principalmente pelo resultado do segundo semestre –, e, também, superiores a todos os anos da série (desde 1997). Todavia, em quantidade, as vendas externas caíram 35,43%.


Gráfico – Exportações da Região Intermediária de Patos de Minas – em valor corrente (US$ milhões) e quantidade (mil toneladas), por semestre e ano de 2020 a 2022

Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.


Pelos índices (preço, quantidade e valor) anuais calculados para a RGInt – que são ponderados pela participação de cada produto exportado –, nota-se que as exportações foram favorecidas pela elevação dos preços, que foi de 5,34%.


Por município, Paracatu, Patrocínio e Unaí, nessa ordem, foram os maiores exportadores, concentrando 83,58% do valor total no período. Para as exportações em relação ao PIB, Paracatu exibiu o maior indicador (104,46%). Quanto à elevação do valor exportado, destacam-se os municípios de Patrocínio (impacto de 6,46 p.p.), Paracatu (impacto de 6,46 p.p.) e Carmo do Paranaíba (impacto de 2,62 p.p.).

 

Tabela – Valor (US$ mil) exportado pelos municípios da Região Intermediária de Patos de Minas nos doze meses de 2021 e 2022

Município

Valor  2022

%  2022

Valor  2021

%  2021

Tx. Var. %

Impacto (p.p.)

Paracatu

998.277,86

49,45

946.364,89

50,75

5,49

2,78

Patrocínio

435.695,07

21,58

315.136,83

16,90

38,26

6,46

Unaí

253.343,77

12,55

324.609,27

17,41

-21,95

-3,82

Carmo do Paranaíba

126.816,00

6,28

78.042,57

4,18

62,50

2,62

João Pinheiro

85.303,27

4,23

103.797,59

5,57

-17,82

-0,99

Coromandel

79.525,16

3,94

50.924,37

2,73

56,16

1,53

Patos de Minas

20.088,62

0,99

20.840,25

1,12

-3,61

-0,04

Vazante

8.289,41

0,41

11.586,39

0,62

-28,46

-0,18

Brasilândia de Minas

3.577,54

0,18

3.521,57

0,19

1,59

0,00

Tiros

3.414,78

0,17

5.267,40

0,28

-35,17

-0,10

Arapuá

2.086,12

0,10

1.196,36

0,06

74,37

0,05

São Gonçalo do Abaeté

972,95

0,05

1.538,23

0,08

-36,75

-0,03

São Gotardo

1.014,36

0,05

477,87

0,03

112,27

0,03

Presidente Olegário

168,90

0,01

2,48

0,00

6.721,28

0,01

Bonfinópolis de Minas

178,44

0,01

104,12

0,01

71,37

0,00

Guarda-Mor

 

 

224,94

0,01

 

-0,01

Rio Paranaíba

213,12

0,01

1.184,10

0,06

-82,00

-0,05

Serra do Salitre

0,00

0,00

0,04

0,00

-97,14

-0,00

Total

2.018.965,38

100

1.864.819,26

100

8,27

8,27

Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.

 

Dos 59 produtos exportados pela RGInt em 2022, Ouro, Café e Soja foram os principais produtos vendidos, e juntos agruparam 92,03% do valor exportado. Dentre os produtos que puxaram a elevação do valor exportado, destacam-se, primeiramente, o Café (impacto de 11,98 p.p.) e, em segundo, o Ouro (impacto de 2,21 p.p.). Quanto às reduções, foi significativa a queda das receitas de Soja (impacto de -4,26 p.p. em valor e redução de 42,15% em quantidade).

Tabela – Valores (US$ milhões) dos principais produtos exportados pela Região Intermediária de Patos de Minas nos meses de 2021 e 2022

Produto

Valor  2022

%  2022

Valor  2021

%  2021

Tx. Var. %

Impacto (p.p.)

Ouro

975,55

48,32

934,39

50,11

4,41

2,21

Café

554,44

27,46

331,06

17,75

67,47

11,98

Soja

328,10

16,25

407,47

21,85

-19,48

-4,26

Açúcar

85,30

4,23

101,65

5,45

-16,08

-0,88

Minérios de Chumbo e seus Concentrados

21,53

1,07

20,46

1,10

5,25

0,06

Milho

13,49

0,67

18,55

0,99

-27,27

-0,27

Carnes da Espécie Suína

12,36

0,61

17,26

0,93

-28,40

-0,26

Farinhas, de Carnes, Miudezas etc., Impróprias para a Alimentação Humana

5,25

0,26

1,93

0,10

172,57

0,18

Queijos e Requeijão

5,42

0,27

6,44

0,35

-15,82

-0,05

Pimenta

3,58

0,18

3,52

0,19

1,59

0,00

Farelo de Soja

1,45

0,07

2,15

0,12

-32,79

-0,04

Diamantes, mesmo Trabalhados, mas não Montados

1,08

0,05

1,55

0,08

-30,56

-0,03

Inseticidas, Fungicidas, Herbicidas etc.

0,31

0,02

0,13

0,01

132,10

0,01

Miudezas Comestíveis

0,49

0,02

1,78

0,10

-72,43

-0,07

Sangue Humano; Sangue Animal Preparado para Usos Terapêuticos etc.

0,29

0,01

0,21

0,01

35,72

0,00

Leite e Nata, Concentrados ou Adicionados de Açúcar etc.

0,30

0,01

0,21

0,01

43,54

0,00

Total Grupo

2.008,94

99,50

1.848,75

99,14

8,66

8,59

Total Geral

2.018,97

100

1.864,82

100

8,27

8,27

Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.


O aumento das vendas de Café foi efetivado, principalmente, por Patrocínio e Carmo do Paranaíba (impactos de 8,14 p.p. e 2,62 p.p., respectivamente), enquanto o Ouro foi por Paracatu (impacto de 2,21 p.p.), e a queda das vendas de Soja (impacto de - 3,16 p.p.), principalmente, por Unaí.


As exportações do Brasil, dos mesmos 16 principais produtos vendidos ao exterior pela Região, no ano de 2022, tiveram variação positiva do valor (31,36%) e da quantidade exportada (12,19%), em relação a 2021, sendo esses números melhores do que o da RGInt (8,66% para o valor e -35,12% para a quantidade). Essa diferença se deu (em relação ao valor), principalmente, pelo aumento das receitas com Soja e Açúcar pelo Brasil, enquanto a RGInt apresentou redução. Por outro lado, enquanto a Região exibiu expansão das vendas de Ouro, o Brasil demonstrou queda.  


Dentre os países de destino das exportações da RGInt no ano de 2022, Canadá foi o maior comprador da Região, adquirindo produtos no valor total de US$ 601,34 milhões (29,78% das exportações totais), e, também, foi o principal vetor de expansão do valor exportado da RGInt nesse período (impacto de 2,78 p.p.), seguido do aumento das vendas para a Bélgica (impacto de 2,66 p.p.).


Ao observar a relação entre produto e destino/país, para os produtos que mais impactaram as exportações da RGInt, vê-se que os aumentos das vendas de Café ocorreram para vários países, com destaque para Bélgica (impacto de 2,31 p.p.), Alemanha (impacto de 1,80 p.p.), EUA (impacto de 1,59 p.p.) e Itália (impacto de 1,53 p.p.). Já o aumento das vendas de Ouro foi realizado para o Canadá (impacto de 2,76 p.p.) – um dos dois destinos das vendas desse produto. A redução das vendas de Soja foi, principalmente, em relação a China (impacto de -3,28 p.p.).


Para o estudo por Fator Agregado, verifica-se que os produtos classificados como Semimanufaturados foram os principais exportados pela Intermediária de Patos de Minas (48,32% do valor em 2022), sendo esse valor muito próximo à participação da classificação Produtos Básicos (46,59%). Pela Classificação Internacional Padrão por Atividade Econômica (SIIT), vê-se que 48,32% dos produtos exportados são da Indústria de Transformação de Média-Baixa Tecnologia.

 

Boletim completo (também com dados das importações) disponível aqui!

 


Henrique Ferreira de Souza

Doutor em Economia e Economista/Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (CEPES) 

Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)