Uberlândia registra inflação de 0,28% em junho/2024; boletins de março, abril e maio/2024 também são divulgados

Publicado: 17/07/2024 - 08:55
Última modificação: 17/07/2024 - 09:37

Uberlândia registra inflação de 0,28% em junho/2024

O Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-CEPES), em junho de 2024, apresentou uma variação de 0,28%. A variação acumulada no ano está em 2,17%, enquanto a variação acumulada em doze meses é de 4,19%

Os resultados foram divulgados pelo CEPES e estão disponíveis no Boletim do IPC-CEPES.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em junho; sendo que os grupos que mais influenciaram o resultado do IPC-CEPES no mês foram:

•    Grupo 5 - Transportes (variação de 0,59%): o item “Combustíveis (veículos)” (variação de 2,14%) registrou a principal aceleração de preços no grupo.
•    Grupo 2 - Habitação (variação de 0,51%): destaque para o item “Energia elétrica residencial” (variação de 6,52%).
•    Grupo 1 - Alimentação e bebidas (variação de 0,26%): diante do comportamento do item “Leite e derivados” (variação de 3,94%).

Custo da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia

O CEPES também divulgou o Boletim da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia (CBA). O gasto mensal com a CBA, em junho de 2024, foi de R$ 692,05, apresentando um valor 0,87% inferior ao verificado no mês anterior (R$ 698,10). A cesta básica marcou uma variação acumulada no ano de 3,75%, enquanto nos últimos doze meses a variação acumulada é de 7,09%.
Em junho, cinco produtos tiveram redução de preços, destaque para a “Banana” (-19,50%) e o “Tomate” (-9,66%).

Também foram divulgados os boletins do IPC-CEPES e da CBA com os resultados dos meses de março, abril e maio, não divulgados anteriormente em razão da greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia. Esses boletins podem ser acessados na página http://www.ieri.ufu.br/cepes/precos

Política de uso: A reprodução de textos, indicadores, dados e outros conteúdos publicados pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e/ou o CEPES/UFU.