Exportações da RGInt de Uberlândia aumentaram 4,01% no 1º sem. de 2024

por Henrique
Publicado: 28/08/2024 - 11:19
Última modificação: 26/09/2024 - 10:55

No Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia (RGInt) do 1º semestre de 2024 (1ºS de 2024) é visto que as exportações da Região (US$ 1,53 bilhão, R$ 7,80 bilhões ) foram 4,01% superiores às exportações (em dólares) no 1ºS de 2023. Estes valores corresponderam a 12,09% do PIB anual da RGInt . Para as quantidades exportadas (2,19 milhões de toneladas), essas foram 6,7% superiores às negociadas no primeiro semestre de 2023, e as maiores da série história (desde 1997). Em valor (dólares), o número foi o segundo maior da série.

Pelo Índice calculado, que trata dos preços, das quantidades e do valor, o aumento do valor exportado no primeiro semestre se deu pela elevação da quantidade vendida (+5,20%), uma vez que houve queda dos preços (-1,04%).

Dos 24 municípios que compõem a Região, Uberlândia (US$ 505,73 milhões) e Araguari (US$ 461,84 milhões), nessa ordem, foram os maiores exportadores, concentrando 63,42% do valor total no período. Para a elevação do valor exportado nesse ínterim, destacam-se os municípios de Araguari (impacto de 5,50 p.p. sobre o valor total exportado) e Ituiutaba (impacto de 3,30 p.p.). Em relação às quedas, ressalta-se a redução das vendas de Uberlândia (impacto de -5,95 p.p.), que ocorreu em valor e em quantidade.

Dos 167 produtos exportados pela RGInt no 1ºS de 2024, a Soja foi o principal, concentrando 37,39% (US$ 570,49 milhões) do valor total exportado. Dentre os produtos que puxaram a elevação do valor exportado no 1ºS de 2024, destacam-se, preponderantemente, Café (impacto de 2,94 p.p.), Carne Bovina Congelada (2,24 p.p.) e Açúcar (2,15 p.p.) . Por outro lado, a Soja apresentou queda expressiva do seu valor (em dólares) nesse mesmo período (-6,09 p.p), mas isso ocorreu devido à redução do seu preço (-18,65%), já que em quantidade seu resultado foi de variação positiva (+6,27%). Já os aumentos dos valores exportados de Café (+87,01%) e Carne Bovina Congelada (+14,72%) ocorreram, principalmente, pelas elevações das quantidades vendidas (+84,75%), uma vez que o preço do Café aumentou ligeiramente (+1,22%) e o da Carne Bovina Congelada apresentou queda (-12,07%). Em relação às séries históricas, constata-se que Carne Bovina Congelada exibiu a sua maior quantidade exportada desde 1997 (para o primeiro semestre), enquanto Café apresentou o maior valor exportado da sua séria, e Açúcar o seu recorde em valor e quantidade.

Dentre os principais resultados (aumentos e reduções) para os produtos exportados por município no 1ºS de 2024, destacam-se os aumentos das vendas de Café e Farelo de Soja por Araguari (impactos de 2,87 p.p. e 2,38 p.p., respectivamente) e Carne Bovina Congelada por Ituiutaba (impacto de 2,14 p.p.), enquanto Uberlândia se destacou pela redução do valor exportado de Soja (impacto de -5,49 p.p.).

Para o valor e a quantidade exportada pelo Brasil, dos mesmos principais produtos vendidos ao exterior pela Região, ressalta-se que o 1ºS de 2024 foi de variação negativa do valor (-4,71%) e variação positiva da quantidade exportada (+4,26%) em relação ao 1ºS de 2023, enquanto as exportações da RGInt de Uberlândia exibiram aumento em valor e quantidade. Para a análise dos produtos em separado, destaca-se que a maioria das mercadorias demonstraram dinâmica semelhante ao se comparar o desempenho da Região com o do Brasil, com exceção, principalmente, da Pasta Química de Madeira, que, nas exportações da RGInt de Uberlândia, demonstram aumento em valor e quantidade, enquanto para o Brasil como um todo o movimento foi de redução.

No 1ºS de 2024, os exportadores da Região Intermediária de Uberlândia negociaram com 112 diferentes países, sendo a China a maior compradora (valor total de US$ 862,30 milhões e 56,52% das exportações totais). Todavia, nesse interim, o principal vetor de elevação do valor exportado da RGInt foram os EUA, responsável por +4,01 p.p. (impacto). No mesmo sentido, os aumentos das vendas de Café e Carne Bovina Congelada ocorreram, sobretudo, para os EUA (impactos de +1,76 p.p. e 1,18 p.p), enquanto as quedas das vendas de Soja ocorreram para Argentina (impacto de -3,52 p.p.), Tailândia (impacto de -2,54 p.p.) e Irã (impacto de -1,95 p.p.).

Os resultados das importações da Região e outras informações relacionadas podem ser encontradas no Boletim completo, disponível aqui!

Henrique Ferreira de Souza
Doutor em Economia e Economista/Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (CEPES)
Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Email para contato: comunica@cepes.ufu.br

Política de uso: A reprodução de textos, indicadores, dados e outros conteúdos publicados pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e/ou o CEPES/UFU.